PROGRAMA
Pessoa, Família e Escola: Intervenção no Desenvolvimento Atípico
23 e 24 Outubro 2009
Fundação Eng. António de Almeida
Porto
Organização: CADIn (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil) e APSA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger)
Com o patrocínio de: Janssen-Cilag e Fundação Eng. António de Almeida
DIA 1 - 23 de Outubro (6ª Feira)
Horas
9.00 Registo e Entrega de Pastas
9.20 Sessão de Abertura
9.30 Erros frequentes no diagnóstico da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA)
Nuno Lobo Antunes
10.00 PHDA – Intervenção junto dos pais
Daniela Nascimento
10.40 Coffee-break
11.00 PHDA – Intervenção na Escola
Ana Rodrigues
11.45 Sono nas Perturbações do Desenvolvimento
Mafalda Leitão
12.15 Discussão
13.00 Almoço
14.30 Sinais precoces nas Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
Carla Almeida
15.00 Debate: Perturbação Específica da Linguagem vs PEA
Carla Almeida e Jaqueline Carmona
15.30 Coffee-break
15.50 Intervenção Cognitivo-Comportamental na Síndrome de Asperger
Inês Leitão
16.30 Estratégias de Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Leonor Ribeiro
17.45 18.30 Discussão
DIA 2 - 24 de Outubro (Sábado)
Horas
9.30 Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção – PHDA – no Adulto
Carlos Filipe
10.15 “São os nervos” – O papel da família no projecto terapêutico dos jovens com perturbações psicossomáticas
Mafalda Correia
10.30 Famílias em crise
Rosa Amaral
11.15 Coffee-break
11.40 Noções fundamentais da utilização de medicamentos nas Perturbações do Desenvolvimento
Carlos Filipe
12.15 Integração do adulto com Síndrome de Asperger
Sandra Pinho
12.45 Discussão
13.15 Encerramento
Horas Workshops
15.00
17.00 Autismo: Construir para Intervir
Núcleo das Perturbações do Espectro do Autismo
Este workshop, de construção de materiais, tem como objectivo oferecer respostas específicas de intervenção, com base no ensino estruturado, para serem aplicadas no contexto de infantário e/ou familiar. Programas de intervenção precoce estruturados, especializados e consistentes contribuem para melhorias significativas nas capacidades e comportamento das crianças com Perturbações do Espectro do Autismo.
15.00
17.00 Treino Parental na Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA)
Núcleo dos Défices de Atenção
O treino parental é actualmente uma das intervenções de carácter psicossocial com maior eficácia e impacto na vida das famílias de crianças com PHDA. Neste workshop iremos abordar esta temática do ponto de vista teórico, mas essencialmente partindo da experiência recente no CADIn, referindo o nosso modelo de intervenção e ensaiando a partir de situações dramatizadas particularidades do programa de treino parental implementado.
15.00
17.00 Estimular a Autonomia na Transição
Núcleo de Integração Profissional
A transição para a idade adulta representa inúmeros desafios, em particular para os jovens com perturbações do desenvolvimento. Neste workshop, abordaremos estratégias para desenvolver competências fundamentais na transição para a vida adulta: autonomia nas actividades de vida diária e utilização dos recursos comunitários, gestão do tempo e do dinheiro, competências de comunicação, ocupação de tempos livres, resolução de problemas, estabelecer e implementar objectivos realistas, manter a saúde física e mental.
domingo, 6 de setembro de 2009
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