segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Casos da Vida - TVI

Passou ontem na TVI um episodio dos Casos da Vida com o titulo "À procura de um final feliz", onde a historia central é como o diagnostico e o Autismo afecta uma familia. É claro que é uma historia ficcionada mas muitos de nós poderam se rever em algumas partes deste episodio por isso publico o resumo:


Nervosa, Madalena vai ao ATL buscar os filhos, Ana e Lucas.
A educadora, Constança, diz-lhe que já não sabe o que fazer a Lucas para o integrar, pois ele quer estar sempre isolado e a olhar para o vazio. Madalena diz à educadora que está à espera do resultado dos exames do filho. Constança entrega-lhe um desenho que Lucas fez da família, Madalena fica desolada.
À noite, a família acabou de jantar mas ainda está sentada à mesa, Ana mostra ao pai, Henrique, o desenho que fez no ATL, e de seguida vai buscar o desenho do irmão. Madalena fica incomodada com a situação.
No dia seguinte, Madalena e Henrique levam Lucas ao Centro de Paralisia Cerebral. O DR. João Paes informa-os que os exames não revelam problemas físicos. Henrique, que entrou ali contrariado, diz ao médico que a criança não tem nenhum problema e que a mulher se preocupa demasiado. Henrique abandona o consultório, e Madalena desabafa com o médico que já procurou vários especialidades, e ninguém a consegue ajudar, mas sabe que o filho tem um problema, porque Lucas sempre foi saudável mas desde que começou a andar fica muito cansado e revela uma apatia crescente e ausência de reacção aos estímulos. Passados 15 dias¿Madalena regressa ao consultório do DR. João Paes. O médico inicia uma sessão de jogos com Lucas. No final, comunica a Madalena que o seu filho é autista e explica-lhe que é uma doença ainda algo misteriosa para a medicina e bastante complexa.
À noite, Madalena dá a notícia ao marido. Henrique reage agressivamente e não lhe dá apoio.
Madalena conta a Constança a doença do filho e pede-lhe para o estimular, repetir o nome das coisas até que ele comece a fazer a relação entre as palavras e os objectos até que perceba o raciocínio das coisas. Constança embora não tenha muito conhecimento da doença mostra-se receptiva a ajudar Lucas.
Henrique leva Lucas a um jogo de futebol, quando regressam, Henrique está aborrecido e conta à mulher que Lucas começou a gritar no meio do campo, ficando toda a gente a olhar. Madalena pede ao marido para ter paciência e não desistir de Lucas. Henrique pede-lhe desculpa por ter reagido mal quando ela lhe contou que o filho é autista.
Ana começa a sentir ciúmes do irmão e começa a balancear-se, a imitá-lo. Ana diz á mãe que também é autista. Madalena tenta explicar à filha que o irmão está doente, por isso, precisa de mais atenção.
Mais tarde, depois de fazerem amor, Madalena atende uma chamada no telemóvel do marido, e ouve a voz de uma mulher a tratá-lo por querido. Henrique confessa que a traiu porque ela só pensa na doença do filho e ele quis fugir aquela pressão. Madalena fica devastada.
Passam 10 dias¿É noite de Natal, enquanto as crianças estão de volta da árvore, Madalena e Henrique discutem no quarto. Henrique dá uma bofetada a Madalena e esta empurra-o, deixando-o no chão atordoado, e diz-lhe que foi a ultima vez que ele lhe bateu. Madalena agarra nas crianças e diz-lhes que vão passar o Natal em casa dos avós.
Os pais de Madalena, Catarina e Joaquim, apoiam a filha e passam uma noite de Natal divertida com os netos. Passado algum tempo, Madalena recebe uma carta e lê:"Penhora de imóvel" e "Falta de pagamento". Madalena fica incrédula e pede ajuda ao pai, mas este diz-lhe que só tem algum do dinheiro que ela precisa. Madalena decide vender os móveis para poder pagar a renda e explica a situação à filha, dizendo-lhe que vai ser divertido decorarem novamente a casa.
O tempo passa, e Lucas apresenta grandes progressos, com a ajuda da família, que insistentemente puxa por ele.
Henrique volta a procurar Madalena para uma possível reconciliação.
Será que esta família vai conseguir ultrapassar os obstáculos da vida e ter um final feliz?

Elenco:

Julie Sergeant - Madalena
Carolina Lino - Ana
Duarte Figueiredo - Lucas
Sofia Duarte Silva - Constança
Paulo Matos - Henrique
Igor Sampaio - Joaquim
Ângela Ribeiro - Catarina

Autoria: Filipa Faria
Realização: Jorge Humberto

in: TVI - Casos da Vida

Sem comentários: