sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Noticias FEEI - Forum de Estudos de Educação Inclusiva

O dealbar de um novo ano é uma convenção que, à semelhança dos marcos miliários nas vias romanas, ajuda o viajante a saber em que ponto se encontra na sua viagem. Aqui temos o Marco 2009 que sempre nos convida a olhar para trás e para a frente.
O Fórum de Estudos de Educação Inclusiva (FEEI) foi criado há cerca de seis anos e nestes anos, com parcos recursos, desenvolveu uma actividade muito rica desde a organização de simpósios, produção de documentos, edição de livros, concepção de cursos, Centro de Documentação, etc. Há dias atrás uma professora da Universidade de São Paulo – Brasil congratulava o Fórum pelo facto de ter sido aceite como membro efectivo da prestigiada organização “Inclusion International”. Quando olhamos para trás temos que estar felizes pelo que se conseguiu fazer, pelos caminhos que abrimos e pelas vontades que congregamos.
Olhar para a frente significa ter esta experiência a fazer-nos companhia, ter também a responsabilidade de responder e apoiar a Educação Inclusiva a todos os níveis de ensino.
Como tem sido repetidamente dito, a Educação Inclusiva não respeita só ao acolhimento de alunos com condições de deficiência na escola regular; significa antes a dinamização de um conjunto de modificações nas práticas, políticas e culturas de Escola (ref: “Index for Inclusion”) que permitam a todos os alunos terem sucesso no seu processo de aprendizagem.
Olhar para a frente é caminhar com pés experientes mas sempre ansiosos por mais um passo.
E é assim que queremos fazer o caminho que falta: com responsabilidade, com desafio e com todos. O FEEI tem neste momento mais de 1600 membros. Sim, mil e seiscentos! É um caminho portanto feito com um grupo que caminha a ritmos diferentes mas nem por isso deixa de estar focado em objectivos muito semelhantes.
Neste ano temos vários projectos para que convidamos os nossos membros: cursos de formação, edição de documentos, realização de simpósios, contactos internacionais, dinamização do nosso centro de documentação. Chamava desde já a atenção de todos os membros para a realização no dia 7 de Março de um simpósio onde vai ser discutido o documento publicado pela UNESCO em Novembro de 2008 e se vai abordar a profissionalidade docente. Informem-se por favor que as vagas são poucas.
E assim, sabendo o que andamos, o(a) convidamos para caminhar connosco. E como dizem
os peregrinos quando se cruzam no caminho para Santiago de Compostela: “Buen Camiňo!”

********
O FEEI em colaboração com a Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de
Educação Especial e a ONG “Cidadãos do Mundo” vai organizar no dia 7 de Março
(sábado) o simpósio “Desafios Emergentes da Educação Inclusiva”. No período
da manhã em que realizar-se-á uma mesa redonda para análise e debate do
documento “Conclusões e Recomendações da 48ª sessão da Conferência
Internacional de Educação (ICE)” realizada pela UNESCO em Genève em
Novembro passado.
No período da tarde realizar-se-á uma mesa redonda sobre a profissionalidade em
Educação Especial, tema que tem sido repetidamente sugerido em particular pela
necessidade de encontrar um perfil profissional que se coadune com o actual processo de avaliação dos professores.
Em breve daremos mais detalhes.

**********
A Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – vai
realizar em 27 e 28 de Novembro de 2009 o seu primeiro Congresso.
Este congresso irá contar com a presença de associações congéneres,
nomeadamente o “Council for Exceptional Children”, a “National Association for Special Educational Needs” (RU), a “Associação Espanhola de Educação Especial
(Espanha) e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Educação Especial
(Brasil).
O site da Pró-Inclusão (já carinhosamente chamada de “Pin”) está activo para tal basta acederem ao site www.proinclusao.com.sapo.pt e brevemente com mais informações sobre este Congresso. O tema do Congresso será “A profissão de Professor de Educação Especial”.
Marque já na sua agenda!

1 comentário:

David Rodrigues disse...

Obrigado por colocarem as nosas notícias do FEEI neste blog. Breve mandaremos mais notícias. Parabéns pela iniciativa deste blogue. É preciso mais e mais lutar contra o isolamento.

David Rodrigues
Coordenador do FEEI