quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Um asperger no mundo da musica

Ladyhawke sofre de doença rara

Cantora da Nova Zelândia com estreia em Portugal em Dezembro no festival Super
Bock em Stock de fala do seu Síndrome Asperger.

Diagnosticada com uma doença rara do foro psicológico conhecida por Síndrome de
Asperger, Ladyhawke (Pip Brown) diz que é preciso desmistificar esta condição e
que as pessoas não devem ter medo de ir ao médico.

Numa entrevista à BBC, a cantora da Nova Zelândia revela que só soube da doença
há poucos anos e que as pessoas devem estar atentas aos sintomas e encarar a
realidade.

"As pessoas não devem ter medo disto ou de outra coisa qualquer. Há gente que
nem sabe que a tem [doença]. Vivi a vida toda sem saber até há poucos anos;
estava a sentir-me a ir abaixo e procurei ajuda", disse a cantora de 27 anos
sobre o diagnóstico semelhante ao autismo.

"Tenho uma variante ligeira, mas há pessoas que nem escrever uma mensagem
conseguem - adoro poder conversar com as pessoas e falar sobre isto", disse
Brown.

"Tenho momentos, muitas vezes no soundcheck, em que sinto que não vou conseguir
actuar. Acho que não vou conseguir cantar, tenho vozes na cabeça a dizer-me que
não presto e que não sou capaz. Há um lado de mim que diz isso, outro que diz
que está toda a gente a olhar para ti e a avaliar-me", adiantou.

Craig Nicholls, dos australianos The Vines, ou o inglês Gary Numan são alguns
dos músicos que já revelaram publicamente sofrer do mesmo síndrome do espectro
autista.

Ladyhawke vem a Portugal apresentar o disco de estreia homónimo, editado este
ano, no festival Super Bock em Stock. A actuação está marcada para o dia 3 de
Dezembro, na sala 1 do Cinema São Jorge pelas 21h30.

Sem comentários: