A AMA - Associação de Amigos do Autismo, foi criada com várias finalidades e objectivos, um deles consiste em divulgar e dar a conhecer novos métodos e novas estratégias de intervenção. Como tal estamos atentos, ao que vai sendo trabalhado/descoberto em Portugal e além fronteiras, para pudermos conhecer os seus resultados e procedermos à sua análise. Estes novos conceitos, serão sempre alvo de um parecer dado pelo nosso conselho científico, para uma possível aplicação junto das nossas crianças e jovens.
É com base neste propósito que a AMA promove e participa na palestra de esclarecimento acerca da estimulação neuro auditiva e a sua eficácia em crianças portadoras de Perturbações do Espectro do Autismo, organizada pela Dra. Ana Paula Azevedo, optometrista, directora da Clínica oftalmológica e optométrica de Barcelos. Esta decorrerá no dia 26 de Novembro de 2008, pelas 21 horas no auditório da Câmara Municipal de Barcelos, segue uma breve explicação acerca deste método terapêutico.
Um estudo, publicado na edição de Agosto de 2004 da revista científica Nature Neuroscience, revela uma incapacidade dos autistas em activar as zonas do cérebro especificamente dedicadas ao reconhecimento da voz humana, podendo esta descoberta explicar em parte as dificuldades de relacionamento social dos portadores desta síndroma. O trabalho foi realizado em Orsay (região parisiense) pela equipa de Mónica Zilbovicius (Instituto Francês da Investigação e da Saúde, serviço hospitalar Frédéric Joliot) em colaboração com a Universidade de Montréal, Canadá, sugere que a identificação destas deficiências de percepção “poderá permitir elaborar estratégias de reeducação” adaptadas.
O treino de integração auditiva (Auditory integration training, AIT) é uma terapêutica baseada na premissa de que algumas das características do autismo ocorrem devido a um mau funcionamento auditivo e da atenção e o processamento auditivo central. Os problemas de processamento auditivo central nos autistas afectam negativamente a comunicação (linguagem expressiva e receptiva) resultando numa dificuldade especial com relação à música (ritmo e entonação). A Reeducação auditiva é compatível com qualquer outra forma de intervenção, os seus resultados podem ser optimizados quando trabalhando com outras áreas sensoriais como a visão, propriocepção, tacto e vestíbulo, visto tratar-se de um método de estimulação sensorial.
As inscrições estão abertas de forma gratuita e devem ser enviadas para o seguinte correio electrónico, neuroauditivo@sapo.pt a ficha de inscrição que deve ser preenchida e enviada, segue em ficheiro anexo. Esta palestra não tem limite inscrições nem qualquer tipo de exigências técnicas e ou profissional, como tal, é uma palestra aberta a todo o tipo de interessados.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário