terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dar Voz aos Autistas

Autscape por André Vilaça
O Autscape é um congresso anual organizado por autistas e para autistas. O congresso, de 29 de Julho a 1 de Agosto de 2008, foi numa aldeia no norte de Inglaterra, onde também foi filmado o Harry Potter e lá parecia que estávamos num mundo de feiticeiros, aliás passou por nós um jovem autista que parecia mesmo um feiticeiro. Havia lá trabalhos expostos tão fraquinhos que eu nem acredito que não tenham escolhido o meu. Havia lá uma autista que parecia a Natália a cantar, porque cantava mesmo mal e um homem barbudo e de cabelo cinzento, com os seus 60 anos, chamado William que se vestia como um jovem e que me maravilhou com a sua voz de narrador, parecia um narrador das séries antigas de desenhos animados inglesas. Havia também dois que pareciam duas personagens de animação da MTV dos anos 90, eles eram iguaizinhos e até se riam da mesma maneira e tudo. Por ultimo vi o José Castelo Branco autista lá no Autscape. Fomos visitar Settle, a cidade ao lado, donde eu mandei um postal para o Pai Carneiro e para a minha segunda mãe Conchinha e o Herculano teve a ideia de mandar um postal para a direcção.
Vimos o Luminarium, que serve para relaxar os autistas. Eu não gostei, mas que relaxa, relaxa. Vimos um filme que era o que aconteceria se o André Morais tivesse um filho. O filme é espectacular, eu tenho em casa, chama-se “Bolo de Neve”. A actriz do “Alien” faz tão bem de autista, que se não a conhecesse acreditaria que ela era autista.
Espero voltar lá e se um dia Deus e Buda me ajudarem irei fazer um congresso igual em Portugal

Texto escrito por Andre Vilaça in Zapping

Sem comentários: