sexta-feira, 19 de setembro de 2008

GASC - Grupo de Autonomia e Sociabilização em Contexto

Na proxima semana vai se dar inicio ao segundo ano deste projecto que pretende ser um compelmento a escola e uma nova oportunidade para as crianças entre os 06/16 anos.
Este projecto pretende dar resposta a falta de actividades direccionadas para autonomia, sociabilização e bem estas das crianças com PEA entre estas idades, pois unica resposta que se encontra são horas infinitas nas escolas fechados nas salas e trabalhar infindavelmente para desenvolver a sua parte cognitiva.

Considero que deste ponto de vista o GASC - Grupo de Autonomia e Sociabilização em Contexto é uma "lufada de ar fresco" pois atravez do CFN - Curriculo Funcional Natural vai se trabalhar competencias basicas e do dia a dia de forma estruturada mas contextualizada e não menos importante vai proporcionar as crianças que vão frequentar esta valencia da APPDA-Norte uma oportunidade de trabalhar a parte motora em contexto desportivo.

Este grupo é constituido por uma Mestre em Educação Fisica Adaptada, uma Psicologa,uma Terapeuta de fala e dois auxiliares, ja foram entregues aos pais o calendario de actividades para todo o ano onde constam actividades surpreendentes que passo a referir:

Desporto:
Hipoterapia - com o objectivo de trabalhar a postura e desenvolver a estrutura fisica das crianças, trabalhar a confiança, a autonomia de saber vestir e despir o equipamento, de ser autonomo em ir buscar e levar o cavalo a box e tambem trabalhar a parte relacional entre a criança e o proprio cavalo.

Pisnica - O objectivo aqui é um pouco diferente do da Balneoterapia, não passa pelo relacionamento entre pais e filho, mas sim aposta na habituação ao meio aquatico como trabalhar a respiração, a colocação na horizontal, deslocar se de pe na agua e final o santo grall que é nadar. Isto tud, mais a importante tarefa de se deslocar muitas vezes a pe do centro ate a piscina trabalhando a competencia de se deslocar na rua autonomamente, o vestir e despir e o tomar banho.

Surf - É uma actividade vincadamente de prazer para as crianças, mas onde se trabalham tambem situações muito importantes, desde logo o equilibrio na prancha que ajudara a fazer o transfer desse equilibrio para situações do dia a dia, vestir um fato de borracha (que não é tarefa facil mesmo para nt's), perceber o mar e as ondas.

Caminhadas - Mais uma actividade de prazer, que tambem tem audaciosos onjectivos de trazer boa forma fisica as crianças, promover o contacto com a natureza, ajuda los no caminhar e tambem gastar energias a mais que sempre existem as crianças com esta patologia.

Oficinas de Serralves - Local aonde as crianças poderam das largas a sua imaginação na area da plastica.

Cozinha Pedagogica - Não é isso que esta apensar, ista cozinha não é para criar grandes chefes de cozinha, mas sim para trabalhar todo o conceito de alimentação para que esta crianças não ficam a imaginar que uma refeição aparece do nada. A cozinha pedagocica faz saidas ao supermecado para compra dos produtos, confeccionar bolos, preparar o lanche e arrumar tudo.

Saidas ao Shopping - Ajudar na sociabilização para que eles percebem a dinamica de andar num shopping, do que podem fazer e do que não devem fazer.

Idas ao correio - Saber ir o que se vai la fazer, comprar selo e envelope para depois em trabalho de sala escrever uma carta para se enviar (gostava que tomassem atenção a tudo o que se esta a trabalhar numa saida desta que parece tão simples e nestas crianças é uma tarefa faraonica)

Muscia - Estimulação dos sentidos rimicos e contacto com instrumentos

Colonia Balnear - Durante o mes de Julho

Isto são algumas das actividades que esta valencia vai desenvolver durante o proximo ano, sempre com objectivos de grupo e indivudais pois cada criança que esteja neste grupo tem o seu Curriculo Funcional Natural e a familia vai definir com os tecnicos o que prioritariamente se vai trabalhar alem de todas as outras competencias, posso dar como exemplo uma familia quer como prioridade que a criança entre e saia do carro autonomamente ou que aperte os atacadores ou ainda tenha contacto com o computador.

Votos de muito sucesso para todos e quem se quiser juntar penso que ainda havera algum espaço.

Sem comentários: