terça-feira, 16 de setembro de 2008

ABA em Lisboa dia 18 Setembro

A Applied Behaviour Analysis (ABA) é uma metodologia de intervenção de crianças e jovens autistas com resultados comprovados cientificamente. Quando iniciada precocemente a maioria destas crianças consegue integrar a escolaridade obrigatória com apoio mínimo, muitas delas atingindo parâmetros considerados normais.

Em Maio passado, foi dado o primeiro passo na implementação da metodologia ABA em Portugal, com a realização de um curso para profissionais e outro para pais, que decorreram na Universidade Lusófona sob a responsabilidade de duas técnicas americanas da Escola ABC Real da Califórnia, que é uma prestigiada instituição com ligações muito próximas à Universidade da Califórnia e é financiada pelo Estado da Califórnia.

O êxito destes cursos foi enorme a diversos níveis e, sem dúvida, representou mais um passo na História do Autismo em Portugal. Constituiu a primeira fase de um ousado projecto: a abertura do primeiro Centro ABA em Portugal. Este ousado projecto que encetámos dá os primeiros passos de forma segura.

A abertura solene do Centro ABC Real Portugal, que irá realizar-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo dia 18 de Setembro, às 18 horas, no Auditório 3 e na Sala 1, com uma Palestra do Professor Doutor Joseph Morrow, Presidente da Escola ABC Real (Sacramento, Califórnia) e Professor da California State University, subordinada ao tema da intervenção ABA no Autismo, intitulada: "Behaviorism and Applied Analysis: History and Philosophy".

Sem comentários: