segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Curriculo Funcional Natural - Em Braga

Esta formação representa, para além de uma perspectiva inovadora em termos de intervenção com pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo, uma ferramenta prática que pode ser utilizada em diferentes contextos.

Duma forma sucinta, o Currículo Funcional Natural pode ser definido como um instrumento orientador de uma educação para a vida.

A nível formal, o Currículo Funcional Natural tem por base uma filosofia centrada no aluno, que assenta na crença de que o potencial de aprendizagem é igual em todos. É constituída por alguns pontos-chave que promovem a auto-estima, a socialização e os afectos tendo sempre em vista a autonomia.

A nível estrutural, o Currículo Funcional Natural deve ser construído e aplicado de forma funcional, que seja útil para quem aprende e que sirva a curto, médio e longo prazo; natural, tendo em conta os ambientes, os materiais, o modo de ensinar e a lógica nas actividades; divertida, envolvendo o aluno na actividade, reduzindo os comportamentos inadequados e evitando a monotonia no trabalho; com o menor número de erros possível, organizando o ambiente, desenhando as actividades e seleccionando os materiais; e de acordo com a idade, partindo da idade cronológica para definir um currículo de competências e adequando a operacionalização desse currículo à idade mental do sujeito em questão.

A nível metodológico, o Currículo Funcional Natural parte de uma ideia base – “Antes de se pensar o que se vai ensinar, é preciso pensar para quê se vai ensinar.”

O trabalho com as famílias assume um papel preponderante e transversal uma vez que o aluno passa a maior parte do seu tempo com a família e também porque é a família quem o conhece melhor.


Formadores

Dr. Herculano Castro
Licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Desenvolvendo actividades de 1992 na APPDA-Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo)

Drª. Natalia Correia
Mestre em Ciência do Desporto área de especialização em Actividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Exercendo funções desde 2000 na APPDA-Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo)

Objectivos
Dotar os profissionais de uma ferramenta prática que pode ser utilizada em diferentes contextos, esta formação representa uma perspectiva inovadora em termos de intervenção com pessoas com Perturbações do espectro do Autismo.

Conteúdos Programáticos
Autonomia funcional e qualidade de vida
O Currículo Funcional Natural (CFN)
A filosofia do Currículo Funcional Natural (CFN)
Como construir um Currículo Funcional Natural (CFN)
A aplicação do CFN
A avaliação no CFN

Apresentação e discussão de casos práticos (Participantes poderão trazer casos para serem discutidos durante este momento)

Metodologia
- Metodologia Expositiva;
- Fomento de Debate;
- Análise de Casos.

Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação
- Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos
- Profissionais em Geral da Saúde da Criança e/ou do Adolescente,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.

Local:
Rua Fausto Feio, 81, R/C - VIla Verde (Próximo ao Centro de Saúde de Vila Verde)

Nº de Vagas - 10 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)



Horário: 10 às 17 horas
Preço de Inscrição: €50,00

Secretariado

Psicovita - Centro de Apoio Terapeutico em Psicologia e Terapia da Fala
Rua Fausto Feio 81 r/c
4730 - 763 Vila Verde
Tel.: 253 312 108

Com o apoio - www.autismo-norte.blogspot.com

Sem comentários: