quarta-feira, 5 de março de 2008

Pistas para uma possivel cura

Investigadores nos EUA tiveram sucesso ao reverter sintomas do atraso mental causado pelo autismo em cobaias, neutralizando uma enzima que compromete as sinapses do cérebro, dando esperança para uma possível cura para estas doenças.
Cientistas do MIT ( do Massachussets Institute of Technology ), exibiram que os prejuízos causados no cérebro do sofredor da síndrome X-Frágil (FXS) podem retroceder ao impedir que uma das enzimas-chave cerebrais chamada PAK.
A FXS em humanos é a causadora número um do atraso mental e a causa genética mais corriqueira do autismo, um terrível problema que tem sido encontrado cada vez em maior número de crianças.
As experiências dizem que é possível que o prejuízo no cérebro destas crianças poderia ser revertido. Também foram identificados caminhos para possíveis tratamentos.
Os resultados foram alcançados através do cruzamento de ratos doentes com outros que foram geneticamente modificados para suprimir a enzima PAK. Os problemas comportamentais nas suas crias desapareceram e seus neurónios apresentavam atividade normal, pois ambas as características genéticas se anularam.
Isso abre caminho para que os inibidores da enzima PAK possam ser utilizadas com fins medicinais.
O estudo foi publicado na última segunda-feira no periódico científico PNAS.
In tecnocientista.com
and In aromasdeportugal.blogspot.com

Sem comentários: