segunda-feira, 17 de Março de 2008

Curriculo Funcional Natural - Compromisso para a Vida

Apresentação do Curriculo Funcional Natural
11 Abril 2008 - 21h15m

No proximo dia 11 de Abril sera apresentado o CFN e como esta a ser aplicado no projecto GASC. A apresentação sera feita pelo Dr. Herculano Castro, tecnico da APPDA-Norte e responsavel pelo Grupo D do CAO e pela Prof. de Educação Fisica Dra. Natalia Correia, tecnica do CAO e do GASC valencias da APPDA-Norte.

Uma Educação Para a Vida

Duma forma sucinta, o Currículo Funcional Natural pode ser definido como um instrumento orientador de uma educação para a vida.
A nível formal, o Currículo Funcional Natural tem por base uma filosofia centrada no aluno, que assenta na crença de que o potencial de aprendizagem é igual em todos. É constituída por alguns pontos-chave que promovem a auto-estima, a socialização e os afectos tendo sempre em vista a autonomia.
A nível estrutural, o Currículo Funcional Natural deve ser construído e aplicado de forma funcional, que seja útil para quem aprende e que sirva a curto, médio e longo prazo; natural, tendo em conta os ambientes, os materiais, o modo de ensinar e a lógica nas actividades; divertida, envolvendo o aluno na actividade, reduzindo os comportamentos inadequados e evitando a monotonia no trabalho; com o menor número de erros possível, organizando o ambiente, desenhando as actividades e seleccionando os materiais; e de acordo com a idade, partindo da idade cronológica para definir um currículo de competências e adequando a operacionalização desse currículo à idade mental do sujeito em questão.
A nível metodológico, o Currículo Funcional Natural parte de uma ideia base – “Antes de se pensar o que se vai ensinar, é preciso pensar para quê se vai ensinar.”
Todo o Currículo Funcional Natural começa a ser construído privilegiando não só o desenvolvimento de competências funcionais como também a redução de comportamentos inadequados. Desta forma, numa primeira fase, é dado corpo a um leque abrangente de competências, discutidas e criadas pela instituição de acordo com as suas especificidades. Este processo, aberto e dinâmico, irá constituir-se no currículo da instituição e servirá não só como instrumento orientador da aprendizagem mas também como elemento de avaliação.
Após uma avaliação individual a partir do currículo da instituição, é criado um currículo para o aluno que abarcará todas as competências que o aluno terá que aprender. Seguidamente é elaborado, de acordo com prioridades estabelecidas entre a equipa técnica e as famílias, um plano educativo individual de competências seleccionadas para serem ensinadas num determinado período de tempo. Esta metodologia permite uma sistematização diária das competências a ensinar e facilita a planificação das actividades. Ao longo das aprendizagens cada aluno está sujeito a avaliações periódicas feitas a partir de registos quantitativos e qualitativos.
O trabalho com as famílias assume um papel preponderante e transversal uma vez que o aluno passa a maior parte do seu tempo com a família e também porque é a família quem o conhece melhor.

Todas as inscrições deveram ser efectuadas atravez deste blog ou para o email: fernando.miguel.azevedo@hotmail.com, as inscrições terão de ser feitas ate ao dia 09 de Abril.

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