quarta-feira, 19 de março de 2008

Dispraxia

Dispraxia e uma neurologica disfuncao motora, que impede o cerebro de penar os movimentos correctamente, e o chamado sidrome do desastrado.ja que estas pessoas sao o que nos chamamos de desastrados. A falta de coordenacao motora,falta de percepcao 3D, olho-movimento, equilibrio.Muitas criancas tambem tem os musculos subdesenvolvidos e este pode ser no corpo inteiro ou em parte.
Dispraxia manifesta-se em varios aspectos da vida dos nossos filhos,mas as pistas sao faceis, dificuldade em segurar objectos como o lapis,a colher, a bola, nunca ter conseguido andar de bicicleta,falta de equilibrio, tropecar nos proprios pes,derrubar objectos etc mas tambem pode se manifestar no discurso, quando fala as ideias sao disorganizadas e repete a frase muitas vezes e gaguez.
O que pode ser feito para ajudar e o alinhavo, voce pode fazer desenhos onde a menina tem um vestido com bolinha e eles tem de colorir as pintas do vestido, fazer construcoes com pecas pequeninas como lego, andar com o pe em frente ao outro para equilibrio, varios jogos de bola primeiro usando uma bola grande mas depois a medida que eles conseguem apanhar mudar para uma de tamanho mais pequeno

Sem comentários: