sexta-feira, 3 de outubro de 2008

INSIDE VISION

Apresentação das linhas gerais:

Martijn Dekker

"Nos consideramos que o Autismo é um deficiencia (incapacidade), não uma doença. Eu quero colocar o Autismo na perspectiva do movimento geral de deficiencias (surdos, pessoas com mobilidade reduzida, etc.), um movimento que durante muitos anos lutou para que a sociedade fosse mais acessivel para as pessoas com deficiencias diversas e como exemplos dessas mudanças, são as legendas na televisão, sinalização (comunicação alternativa) e eleminação de obstaculos fisicos em edificios, etc...

Este conceito de acessibilidade é igualmente aplicavel ao Autismo, por exemplo como fazer uma escola mais acessivel a um Autista?
O ambiente deve funcionar de um modo que respeitaas dificudades e as virtudes inerentes ao individuo Autista. Eu destaco a acessebilidade Social (a eliminação de todos os requesitos de interacção social superfulos de maneira a que o Autista se possa concentrar no seu trabalho), a acessebilidade sensorial (a eleminação de factores que podem subrecarregar a hipersensabilidade de um Autista), a acessebilidade organzcional (como estruturar e clarificar o ambiente para que o Autista não se perca nele), etc...

Em ultimo, nos não consideramos o autismo somente uma deficiencia, mas tambem como um modo valido de existir. O Autismo é uma condição pervasiva que influencia a forma de ser e da personalidade, mas o Autismo é um aspecto essencial da pessoa.
Nas palavras de Jim Sinclair de ANI: "Remover o Autismo de um Autista implica a eliminaçãoda pessoa Autista e a sua substituição por uma nova pessoa não Autista." "

Kalen Molton

Karen no seu discurso sobre o Autscape, vai falar sobre o direito de existir como pessoa Autista, sem obrigação de ter de suprimir os tratos pessoais que pode ser considerado "estranho" ou "excentrico" ou mesmo pior que isto e que é uma parte essencial da personalidade de um Autista.Autscape e politicamente neutral com a excepção de um unico ponto de vista politico: que os Autistas têm o direito de existir sem ter de se "normalizar". Autscape discute e tenta facilitar o desenvolvimento de melhores modos de vida do Autistas sem ter de se "normalizar".E esta a convicção que esta como base do Autscape.
Kalen vai falar sobre como conseguiu organizar um grupo de pessoas, autistas, que têm uma grande dificuldade de organização! Ela diz que organizar um grupo de Autistas e como "um saco de gatos". Kalen foi a chefe deste grupo de "gatos" durante 3 anos e vai contar experiencias e conselhor interessantes sobre este tempo.

Sem comentários: