sábado, 17 de outubro de 2009

Conciencialisar a Sociedade para o Autismo

É importante termos presentes que o Autismo cada vez mais a afecta um maior numero de individuos. Nos EUA estudos revelam um racio de 1/100 e ainda mas alaramante, o Autism Research Center no Reino Unido, divulgou um estado de 1/68.
Em Portugal apenas não se sabe, os dados andam espalhados pelas consultas de desevolvimentos dos varios Hospitais Centrais, houve uma tentativa de compilar os numeros atraves das escolas mas numeros validados não existem.

Porque é tão urgente e necessario saber estes racio e o numero de pessoas com Perturbções do Espectro do Autismo em Portugal?

É necessario saber para agir, é importanta para as Escolas, para as Instituições, para o proprio estado saber quantos são, que idade têm e aonde estão. Pois só assim se podera criar um plano de integrado de reposta a estas pessoas, se queremos ser uma sociedade integradora temos de criar as condições para que estas pessoas tomem parte da sociedae de uma forma activa.
Por é importante que os Hospitais sinalizem e façam o diagnostico mais cedo, so assim é que se poderá ter uma intervenção precoce mais eficaz fazendo com que estas crianças desenvolvam ao maximo as suas capacidades e tambem seja encaminhados todos os casos para as Comissões de Intervenção Precoce do SNIP.

Tendo estes dados permite que seja planeada uma rede de escolas que possibilitem o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo destas crianças. Criar apoios efectivos nas escolas, preparar a comunidade escolar para receber estas crianças de caracteristicas diferentes para depois poder dar uma resposta adequada ao seu percuros escolar, promovendo a sua integração e a sua formação para serem adultos activos.

Por isso é necessario e urgente que haja uma conscialização da sociedade para o Autismo, que todos estejam conscientes que uma aposta forte na juventude destes individuo vai se traduzir em adultos mais capazes, mais integrados e com menos dependencia.
Sairemos todos a ganhar, as familias e os proprios, o estado e finalmente toda a sociedade que melhora a qualidade de vida dos seus pares diferentes.

Escrito por: Fernando Miguel Azevedo

1 comentário:

Atena disse...

Subscrevo integramente ... mas temo que estejamos tão longe desse objetivo! Existem já algumas Associações para autistas - todas fundadas por pais... lamentávelmente também elas dispersas e a meu ver, sem um plano integrado de apoio a nivel nacional - que podería começar por 1 unica associação abrangente e unida. Cada vez mais acredito que os pais são os principais agentes nesta luta pelos direitos dos Autistas, os que conhecem mais profundamente o autismo porque o sentem todos os dias na pele... Somos nós que temos de nos unir e iniciar esforços conjuntos. Não me admira a dispersão das informações dos diversos organismos do Estado, quando, na minha modesta opinião, também ocorre alguma dispersão que não ajuda, da parte dos pais. Bem sei que muito fazem as associações que existem, mas não chega... não serve todos, nem tem servido totalmente a causa Autismo, senão estaríamos mais à frente. Isto não é bem uma crítica, antes sim é uma ideia que tenho como mãe... talvez a união de todas as associações fizesse uma força maior.