domingo, 17 de maio de 2009

INISIDE VISION 2009

Compreender e lidar com as Perturbações do Espectro do Autismo

Dois dias de workshop que vão proporcionar uma visão sobre o funcionamento de uma pessoa com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Os participantes ficarão com uma compreensão mais profunda da razão porque as pessoas com Autismo se comportam de forma menos usual, das dificuldades em lidar com o mundo que os rodeia e como aplicar esse conhecimento para viver e trabalhar com uma pessoa com Autismo. Os temas abrangidos irão incluir uma introdução às PEA, incluindo a idade adulta, o desenvolvimento de uma saudável identidade Autista, adaptação dos ambientes as necessidades de uma pessoa Autista e como ajudar uma pessoa com Autismo a lidar com ambientes “agressivos”.
Depois de completarem este ciclo de workshops os participantes irão ter uma melhor visão dos motivos por trás dos comportamentos autistas e ficarão melhor preparados para ajudarem pessoas com Autismo a lidar e a terem acesso a comunidades sem comprometerem as suas necessidades ou identidade. Estes workshops irão ser apresentados por duas pessoas que têm Autismo de Alto Funcionamento.

Apresentadores:
Kalen Molton nasceu no Canada em 1974 e agora vive em Inglaterra com as suas 3 filhas. Recentemente acabou de se licenciar em Neurociência Cognitiva e Psicologia. Há 10 anos que ela esta envolvida na comunidade autista online como membro e líder de vários fóruns. Em 2004, Kalen foi a fundadora e percutora do Autscape, que é uma conferência e refúgio para pessoas Autistas. Durante 4 anos ela foi Presidente do comité e também coordenadora do programa. A Kalen já efectuou varias apresentações sobre Autismo para audiências de pessoas neurotipicas e também para autistas em variadíssimas ocasiões. A Kalen necessitou de muito apoio para chegar a este ponto, os estudos universitários em combinação com a sua experiencia como pessoa autista resultam numa compreensão única dos mecanismos das Perturbações do Espectro do Autismo.

Martijn Dekker nasceu em 1974, vive em Groningen (Holanda) com a sua filha. Foi diagnosticado em 1981 com “comportamentos autisticos” e em 1995 foi finalmente diagnosticado com Autismo. Em 1996 ele começou o seu próprio grupo internacional online de apoio mútuo para pessoas autistas, que foi reconhecido em 1997 no Jornal New York Times e na Revista Computer World. A experiencia de vida colectiva dos participantes neste grupo fez dele um defensor do reconhecimento do Autismo não só como uma deficiência mas também como um modo valido de ser. Neste sentido o Martijn já participou em inúmeras conferencias na Holanda, Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Portugal e entre outros países. A partir de 2006 passou a pertencer ao comité do Autscape e em 2009 assume o lugar de coordenador do programa. No seu dia-a-dia o Martijn é pai de uma menina de 06 anos e trabalha para uma empresa de trabalho temporário como administrador de sistema.



Programa
18 De Junho
Tema – Compreender o Autismo
10h00 – Sessão de Abertura
Auditório da FECAP
Rua Senhora das Dores, 111 – Porto
(á Rua de S. Victor)

10h30/12h30 – Introdução ao Espectro do Autismo
Uma apresentação global das perturbações do Espectro do Autismo e das suas características fundamentais comuns. Serão também abordadas as características associadas ao Autismo.

14h00/16h00 – Pensamento e comportamento Autista
Os mecanismos da PEA e as funções do comportamento Autista. Experiencia de ser Autista, incluindo as questões do processamento sensorial e da informação e da interacção com as pessoas e o mundo exterior.

16h30/18h30 – Autismo de Alto Funcionamento/Síndrome de Asperger
Esta sessão concentra especificamente sobre as questões dos indivíduos com Autismo de Alto funcionamento e Síndrome de Asperger. Inicia se com a definição e explicação das diferenças entre Autismo de Alto Funcionamento, Síndrome de Asperger e outras formas de Autismo. Questões relativas a Escola: como entender uma escola regular e quando uma escola de ensino especial deve ser uma escolha apropriada. Relações com os colegas, família e outros. Questões especificas relacionadas com adultos como vida amorosa, habitação, emprego e independência.

19 De Junho
Tema – Lidar com o Autismo
10h00/12h00 – Autista Equilibrado
Esta sessão ira aprofundar o conceito de se viver bem com PEA. Vai se contestar a noção de que o Autismo implica uma vida de miséria e vais e dar exemplos de pessoas que conseguem viver bem para além das suas dificuldades. Questões sobre qualidade de vida incluindo interacção social e tempos livres.

14h00/16h00 – Adaptar o Mundo
Aplicar o modelo social de incapacidade a vida das pessoas com Autismo. Explorar áreas em que o autista seja capaz de ser independente, como se pode ultrapassar as incapacidades ajustando o ambiente para que não seja necessário modificar o indivíduo. Exploração como devera ser um ambiente adaptado e que adaptações são possíveis nos diferentes locais como a casa, escola e trabalho.

16h10/18h15 – Adaptar-se ao Mundo
Neste workshop vão ser discutidos métodos que podem ajudar os autistas a ultrapassarem situações em que as adaptações são impossíveis ou insuficientes. Será também debatido quando é que pode ser necessário uma mudança do comportamento autista e como se pode por em pratica. Os méritos e desvantagens de alguns métodos de terapia educacional também irão ser discutidos e em seguida iremos aplicar a nossa compreensão para assuntos específicos comuns das pessoas com Autismo como por exemplo: assuntos sensoriais, comunicação e lidar com a mudança.

18h15/18h30 – Sessão de Encerramento


Inscrição ate ao dia 09 de Junho

Nome:____________________________________________________

Morada:___________________________________________________

Codigo Postal:____-__ Telefone/Telemóvel:______________________

Email:____________________________________________________

Contribuinte:____________

As inscrições poderam ser efectuadas via postal ou através do endereço electrónico geral@appda-norte.org.pt .

Organização: APPDA-Norte
Apoio: FECAP

Sem comentários: