terça-feira, 24 de março de 2009

Falta de terapeutas no Norte

Segundo a Lusa, a directora regional de Educação do Norte disse na noite de segunda-feira, em Matosinhos, que os computadores Magalhães "devidamente encomendados até à semana passada" pelas escolas serão distribuídos "antes da Páscoa". Margarida Moreira, que participava num debate sobre Educação organizado pelo Núcleo Associações de Pais de Matosinhos, focou ainda o ensino especial tendo dito que até assumir funções, em 2005, "o Norte nunca requisitou terapeutas".
"Nós tínhamos zero terapeutas da fala há quatro anos", exemplificou, ressalvando que eles existiam "no resto do país".
Desde então, garantiu, "a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) está a tentar recuperar" o tempo perdido, mas tem deparado com falta de especialistas em áreas como o autismo e a cegueira.
Segundo Margarida Moreira, a DREN até já pediu às escolas superiores de educação que apostem mais na formação dirigida ao ensino especial, com vista a suprir a actual escassez de quadros.
A directora adiantou que, em muitos casos, os problemas continuam a ser resolvidos através dos professores que durante anos desenvolveram a sua actividade nesta área específica e por isso acumularam uma vasta experiência.
Perante estas declarações da senhora directora regional de Educação do Norte, ficamos com a sensação de que, afinal, já existem terapeutas nas escolas no resto do país...
MR - Fonte- Lusa

Sem comentários: