Classic autism… (Autismo clássico) Autism… (Autismo)
Asperger syndrome… (Síndrome de Asperger) Atypical
autism… (Autismo atípico) High-functioning autism…
(Autismo de alto nível funcional) Pervasive
developmental disorder (PDD) (Perturbação Pervasiva
do Desenvolvimento)…Pervasive developmental disorder
– not otherwise specified (PDD-NOS)… (Perturbação
Pervasiva do Desenvolvimento – não especificada de
outra forma) Semantic pragmatic disorder…
(Perturbação Semântica-Pragmática) Autistic spectrum
disorder (ASD) (Perturbação do Espectro do Autismo)
National
Training Awards
Regional Winners 2007
O que significam estas palavras e expressões?
Todas estas palavras e expressões são utilizadas frequentemente para descrever formas de autismo ou estados relacionados com o autism (autismo). O autism (autismo) é um impedimento que afecta a forma como uma pessoa comunica com outras pessoas e se relaciona com o mundo à sua volta.
As pessoas com autismo têm dificuldades em três áreas principais. Estas áreas são, por vezes, chamadas a “triad of impairments“ (“tríade de impedimentos”):
• Dificuldade em compreender a linguagem e em usá-la para comunicar
• Dificuldades nas interacções sociais e nas relações com pessoas
• Imaginação limitada e pensamento inflexível.
Muitas pessoas com autismo têm reacções invulgares a sensações como sons, luz ou toques.
Podem ter também dificuldades de aprendizagem, dislexia ou outras dificuldades.
Contudo, as pessoas com Asperger syndrome (Síndrome de Asperger), não têm dificuldades de aprendizagem, mas partilham as três principais dificuldades apresentadas acima.
Pensa-se que existem mais de 535 000 pessoas com autismo no Reino Unido. O autismo é
mais comum nos homens do que nas mulheres.
As pessoas com autismo não têm uma deficiência física. Não necessitam de cadeiras de
rodas e a maioria parece igual a qualquer outra pessoa que não tenha autismo. Por isto, pode ser mais difícil para as outras pessoas compreender como é ter autismo.
“A realidade para uma pessoa autista é uma massa confusa e em interacção de
acontecimentos, pessoas, lugares, sons e visões. Parecem não existir fronteiras claras, ou ordem ou significado em nada. Uma grande parte da minha vida é passada
simplesmente a tentar compreender o padrão que está por trás de tudo.” Pessoa com
autismo"
Tenha em atenção que no final deste folheto informativo existe uma lista de palavras e
expressões que poderá ouvir ou ler relativamente a este impedimento.
Nas páginas que se seguem, damos exemplos dos tipos de dificuldades que as pessoas com
autismo poderão enfrentar e sugerimos algumas formas de ajudar.
Dificuldades com a linguagem e competências de comunicação
As pessoas com autismo poderão:
• Ter dificuldade em compreender e utilizar gestos, expressões faciais ou tons de voz
• Ter dificuldade em responder a perguntas ou em seguir instruções
• Repetir o que foi dito. Isto chama-se “echolalia” (“ecolália”)
• Ter dificuldade em iniciar e manter uma conversa
• Entender literalmente as expressões, o que pode dificultar a compreensão de
provérbios, piadas e expressões comuns. Por exemplo, expressões comuns como “É
curtido!” poderão não significar que é bom ou agradável para uma pessoa com
autismo, que poderá pensar que se trata de uma coisa feita de um material curtido!
• Usar palavras complexas, mas não compreender o sentido destas
• Falar de um interesse específico que têm sem se aperceberem de que os outros não
partilham esse interesse
• Algumas pessoas com autismo poderão não desenvolver a fala.
Como pode ajudar
* Atraia a atenção da pessoa antes de iniciar uma conversa (por exemplo, dê-lhe um
toque no ombro ou diga o nome dela)
* Utilize um nível de linguagem que a pessoa possa compreender
* Fale claramente e use frases curtas
* Não utilize linguagem indirecta com sentidos ocultos. Uma pessoa com autismo pode
responder “sim” à pergunta “Tem horas?” ou “Sabe que horas são?”, quando o que
queria dizer era: “Que horas são?”
* Utilize imagens para ajudar à compreensão
* Dê à pessoa tempo para reagir ao que você disse
* Considere outras formas de comunicar, tais como a escrita, gestos ou utilize imagens se for necessário.
Dificuldades com a interacção social e relações com pessoas
As pessoas com autismo poderão:
• Ter dificuldade em compreender as emoções e sentimentos das outras pessoas
• Ter dificuldade em expressar as suas emoções e sentimentos de uma forma
socialmente aceite
• Querer interagir com outras pessoas, mas não saber como o fazer
• Ter dificuldade em construir relações e amizade com os outros
• Não compreender as “regras sociais” para diferentes situações
• Não querer partilhar actividades com os outros
• Não gostar de conhecer outras pessoas
• Ter dificuldade em reconhecer as emoções, preferências e interesses das outras
pessoas
• Não procurar o apoio dos outros.
Como pode ajudar
* Aceite que a pessoa pode precisar de algum tempo a sós
* Tente expressar claramente os seus sentimentos. Se se sentir feliz, mostre-se feliz e diga que está feliz
* Explique as regras de uma situação social e refira-as se for necessário
* Incentive a pessoa a interagir com os outros, por exemplo, se gostar de computadores, não poderia entrar para um clube de informática?
* Com o tempo, ajude a pessoa a desenvolver competências de interacção social, talvez treinando certas situações em casa ou na escola. Um assistente social, professor ou outro profissional poderá ser capaz de ajudar
* Ajude a pessoa a compreender e a explicar os seus sentimentos. Por exemplo, dê ao
seu filho o brinquedo preferido dele e diga: “Isto faz-te feliz.”
Imaginação limitada e pensamento inflexível
As pessoas com autismo poderão:
• Gostar de estrutura e de rotina
• Querer seguir a mesma rotina todos os dias
• Ter dificuldade em lidar com a mudança
• Ter dificuldade em compreender questões que exijam imaginação, tais como histórias ou uma educação religiosa
• Ter dificuldade em adivinhar o que as outras pessoas estão a pensar e a sentir
• Ter interesses limitados
• Tentar impor rotinas aos outros
• Ter dificuldades em brincadeiras e actividades imaginativas. Por exemplo, se pedir a uma criança com autismo para “desenhar uma casa”, ela pode responder: “Qual casa?”
Como pode ajudar
* Estruture o dia da pessoa, talvez usando objectos reais, fotografias, desenhos ou um horário escrito
* Dê-lhe tempo para desempenhar as suas actividades preferidas
* Prepare a pessoa para a mudança falando-lhe no assunto antecipadamente
* Utilize meios visuais, tais como um horário, para introduzir as mudanças
* Faça mudanças graduais
* Incentive a pessoa a alargar as suas áreas de interesse. Por exemplo, se o seu filho coleccionar embalagens de chocolates, veja se consegue interessá-lo em localizar os países onde os chocolates são produzidos. Isto poderá levá-lo a aprender mais acerca das pessoas e dos costumes de diferentes países
* Ajude-o a transformar estes interesses em hobbies, se possível. Por exemplo, se o seu filho gosta de rasgar papel, pode tentar ensiná-lo a dobrar papel ou a fazer origami
* Dê-lhe oportunidades para desenvolver interesses novos ou diferentes. Por exemplo, se o seu filho adolescente gosta de brincar na água, incentive-o a aprender a nadar
* Ajude-o a desenvolver o pensamento imaginativo. Por exemplo, agarre num papel no
qual tenha estado a escrever e pergunte: “O que mais podes fazer com este papel?”
Possíveis respostas poderão ser: dobrá-lo, cortá-lo em formas ou embrulhar alguma
coisa com ele.
Comportamento
Devido às dificuldades que enfrentam, algumas pessoas com autismo poderão parecer
comportar-se de forma inadequada. As razões pelas quais isto acontece podem ser:
• A pessoa está a tentar comunicar
• A pessoa não compreende as regras sociais
• A pessoa está a sentir-se ansiosa, assustada ou frustrada
• A pessoa gosta de uma determinada actividade, mas não compreende as
consequências desta. Por exemplo, uma pessoa com autismo adorava o som do vidro
a partir-se, mas não percebia que não era seguro nem aceitável partir vidros em
público.
Por vezes, pode não saber por que motivo a pessoa com autismo está a comportar-se de
determinada forma. Um psicólogo, médico ou professor especializado poderá ser capaz de o ajudar.
“Uma vez que uma criança com autismo parece “normal”, os outros presumem que a
criança é mal-educada ou que os pais não a controlam. Os estranhos fazem
frequentemente comentários acerca desta ‘falha’.” Prestador de Cuidados"
Como pode ajudar
* Trabalhe com a pessoa no sentido de incentivar à utilização de melhores formas de
comunicação
* Canalize o comportamento para formas socialmente aceites. Por exemplo, se a pessoa
gosta de bater palmas com força, incentive-a a tocar um instrumento como a bateria
* Se a pessoa estiver ansiosa ou perturbada, procure um lugar sossegado onde ela
possa acalmar-se
* Se souber que existe um objecto que ajudará a criança a acalmar-se, como um
brinquedo preferido, mantenha-o por perto
* Dê alternativas sempre que possível. Por exemplo, se a pessoa não gostar de barulhos
intensos, dê-lhe auscultadores para usar quando estiverem na rua
* Procure o aconselhamento de um médico se considerar que pode haver um problema
de ordem médica
* Exponha lentamente a pessoa a algumas das situações com as quais ela está a ter
dificuldades
* Dê-lhe tempo para desempenhar a sua actividade preferida num ambiente seguro.
Pontos fortes
• A maioria das pessoas com autismo é boa a aprender visualmente. A utilização de
objectos reais, imagens, demonstrações e materiais escritos pode ajudar
• Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exactidão
• Uma vez aprendidos, é provável que as informações, rotinas ou processos sejam
retidos. Por exemplo, algumas pessoas poderão ser boas em música, números, factos
ou computadores
• Algumas pessoas conseguem concentrar-se na sua área de interesse especial durante
muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas relacionadas
• A paixão pela rotina pode tornar os indivíduos com autismo funcionários de confiança num ambiente organizado e estruturado.
O que causa o autismo?
Ninguém sabe ao certo qual é a causa, mas existem estudos que apontam possíveis ligações genéticas. Também pode ser associado com a forma como o cérebro se desenvolveu antes, durante ou pouco após o nascimento.
O autismo não é causado por mau desempenho dos pais ou pela educação de uma criança.
Existe uma “cura”?
Não existe uma “cura” conhecida para o autismo. As crianças com autismo crescem e tornam-se adultos com autismo. No entanto, obter um diagnóstico cedo e dar uma boa educação e
apoio podem ajudar a maior parte das pessoas a aprender as competências e a evoluir.
Algumas podem aceder ao ensino superior e ao mercado de trabalho.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
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