segunda-feira, 5 de maio de 2008

In side vision

Um autista não é um bicho-de-sete-cabeças. O
que eles só querem é serem compreendidos e
terem um pouco de mimo. Às vezes são mais
inteligentes que os ditos normais. Como diz o
Sr. Carneiro e com razão, somos todos uma
cambada de autistas, e nisso ele tem razão. O
Asperger é parecido com o Autismo mas muito
diferente, a diferença é que temos mais
capacidades do que eles, mas também temos
dificuldades, o meu caso é não fazer nada
sozinho sem a ajuda de segundos, e também ter
uma timidez maior que o normal, mas já estou a
lutar contra isso. Eu era um rapaz com sonhos
mas foi tudo por água abaixo quando o meu
médico me diagnosticou Autismo. Depois
entrei para a APPDA-Norte, ao princípio achei
aquele Centro esquisito. Aonde me foram
meter? - Pensava que iria estar ali um tempo e
depois iria pirar-me, olhava com receio para
aqueles miúdos diferentes de mim, pensava
para mim mesmo que o medico estava maluco
ao considerar-me como um deles. Eu podia irme
embora quando quisesse, e era isso que iria
fazer, mas aos poucos comecei a gostar de tudo,
posso não ser um autista como eles mas pelo
menos aprendo com eles, sobretudo a ser mais
humano. Sabem, eu no princípio tinha vergonha
de dizer que era autista, que andava na APPDANorte.
Tinha que inventar desculpas para os
meus amigos, tinha medo que se dissesse que
tinha algo dentro de mim chamado Autismo,
eles deixassem de ser meus amigos, por isso
sempre escondi essa verdade.
Como falar de mim? Como pessoa e ser
humano, eu sou tipo o rapaz da música “Não há
estrelas no céu “, isso não quer dizer que sou
infeliz, de maneira nenhuma, é só que parece
que o Mundo se uniu para me tramar. Sou um
miúdo grande, ainda me estou a habituar à ideia
de ser adulto. Eu quero o Mundo e se não o
tenho faço birra.
Esta é a minha história. As minhas
histórias.

By Andre Vilaça - Asperger

Sem comentários: