sexta-feira, 2 de maio de 2008

Comunicar é preciso!

Estratégias para promoção da aquisição da Linguagem nas Crianças com perturbações do Espectro Autista:
Estas recomendações não são a única forma de intervir no plano da comunicação com estas crianças, são apenas um conjunto de sugestões que pretendem facilitar essa mesma comunicação.
Recomendações Gerais :


1- Minimize as questões directas: Pais e Professores tendem a fazer questões directas do tipo “O que é isto?”, como forma de facilitar o desenvolvimento da linguagem, mas este tipo de discurso torna-se complexo para estas crianças.


2- Vá fazendo comentários: Siga o seu filho observando aquilo que ele vai fazendo e fornecendo-lhe como que um diálogo interno, sempre com um discurso claro e com conceitos que ele seja capaz de aprender. As questões e as ordens são adiadas até atingir um domínio linguístico. Os comentários facilitam o desenvolvimento da linguagem.


3- Espere a sua vez: Numa troca comunicativa o adulto espera com uma antecipação visual clara a vez da criança, por forma a que esta tome a sua vez no diálogo. Sempre que a criança fizer um esforço de corresponder a essa expectativa deve ser recompensada.
Como promover essa expectativa:
-Estabelecendo um contacto visual adequado;
-Virando a cabeça e o corpo na direcção da criança;
-Sobrancelhas ligeiramente tensas.


4- Crie situações de Comunicação: - Os pais e professores podem encorajar a criança a comunicar espontaneamente criando situações que provoquem a necessidade de comunicação. Não antecipe tudo que a criança precisa, crie momentos para que ele sinta a necessidade de pedir aquilo que precisa.


5- Use e abuse de gestos e expressões faciais: A utilização abundante de gestos e expressões faciais é crucial para o desenvolvimento da linguagem. O gesto e o movimento tendem a encorajar o discurso. Capte a atenção do aluno/filho com gestos e suportes o significado das palavras que não forem claras para ele com uma ilustração visual que traduza esse significado.


6- Modele as formas de comunicar: modelar significa apresentar um modelo daquilo que a criança deverá dizer. Pense em modelar linguagem adequada em vez de corrigir os erros. É deprimente para qualquer pessoa sentir que está a ser constantemente corrigido pelo que o modelamento mantém uma postura afirmativa enquanto que a correcção parece indicar que estamos a focar a nossa atenção apenas nos erros de comunicação e não na intenção subjacente o que queremos de facto evitar.


7- Reduza a extensão das afirmações: Quando estiver a modelar a linguagem, a comentar a actividade da criança ou apenas a falar com esta, faça-o com frases curtas, isto é reduza a complexidade da linguagem. Desta forma irá maximizar a compreensão assim como vai modelar algo que espera que a criança seja capaz de emitir no nível de desenvolvimento da linguagem que se encontro. Por exemplo se a criança ainda não é capaz de usar palavras ou frases curtas. Se ela está numa fase de utilização de frases de duas palavras, limite o seu discurso ao uso de frases dessa natureza.


8- Use um tom, ritmo e volume exagerado: Torna-se necessário captar a atenção da criança que apresenta problemas em comunicar de forma expontânea. Use uma entoação e um volume exagerados para facilitar o contacto. Esta é a razão porque as canções e as lengalengas são utilizadas na estimulação precoce da linguagem, são regra geral repetidas. Poderá cantar uma canção e deixar um espaço para que a criança colabore com uma palavra.

9- Contacto Visual: Olhar para a pessoa com quem está a falar é crucial para facilitar a comunicação. Olhe para os olhos das crianças e encoraje-a para que faça o mesmo. Use frases directivas simples do tipo; “Olha para mim”.


10- Reforce qualquer esforço: Para promover e encorajar a comunicação expontânea deve reforçar toda e qualquer tentativa e esforço que a criança produza. Não ignore as tentativas de comunicação, tanto verbais como não verbais. Responda sempre de alguma forma, seja verbal ou não verbal, mas responda reforçando o esforço da criança para comunicar, mostrando-lhe que é importante que ela o faça.


11- Divirta-se: Fale com a criança de uma forma calma, com um tom e ritmo de voz agradáveis. Sorria sempre que possível. Ajude a criança a associar a comunicação com o afecto e o prazer. Tente manter-se calmo, ser imaginativo e criativo.


*Traduzido e adaptado de: Maurice, C.Green, G & Stephen, L.(1996). Behavioural intervention for young children with autism. Pro-ed Texas. P. 308-309.
In Setúbalnarede.pt

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