segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Uma Educação Para a Vida

Duma forma sucinta, o Curriculum Funcional Natural poder ser definido como um instrumento orientador de uma educação para a vida.
A nivel formal, o Curriculum Funcional Natural tem por base uma filosofia centrada no aluno, o que assenta na crença de que o potencial de aprendizagem é igual a todos. É constituida por alguns pontos-chaves que promovem a auto-estima, a socialização e os afectos tendo sempre em vista a autonomia.
A nivel estrutural, o Curriculum Funcional Natural deve ser construido e aplicado de forma funcional, que seja útil para quem aprende e que sirva a curto, médio e longo prazo; natural, tendo em conta os ambientes, os materiais, o modo de ensinar e a lógica nas actividades; divertida, envolvendo o aluno na actividade, reduzindo os comportamentos inadequadose evitando a monotonia no trabalho; com o menor numero de erros possivel, organizando o ambiente, desenhando as actividades e seleccionando os materiais; e de acordo com a idade, partindo da idade cronologica para definir um curriculo de competências e adequando a operacionalização desse curriculo à idade mental do sujeito em questão.
A nivel metodologico, o Curriculo Funcional Natural parte de uma ideia base - " Antes de se pensar o que se vai ensinar, é preciso pensar para quê se vai ensinar ".
Todo o Curriculo Funcional Natural começa a ser construido privilegiando não só o desenvolvimento de competências funcionais como também a redução de comportamentos inadequados. Desta forma, numaprimeira fase, é dado corpo a um leque abrangente de competências, deiscutidas e criadas pela instituição de acordo com as suas especificidades. Este processo, aberto e dinâmico, irá constituir-se no curriculo da instituição e servirá não só como instrumento orientador da aprendizagem mas também como elemento de avaliação.
Após uma avaliação individual a partir do curriculo da instituição, é criado um curriculo para o aluno que abarcará todas as competências que o aluno terá de aprender. Seguidamente é elaborado, de acordo com prioridades estabelecidas entre equipa tecnica e as familias, um plano educativo individual de competências seleccionadas para serem ensinadas num determinado período de tempo. Esta metodologia permite uma sistematização diária das competências a ensinar e facilita a planificação das actividades. Ao longo das aprendizagens cada aluno está sujeito a avaliações periódicas feitas a partir de regists quantitativos e qualitativos.
O trabalho com as familias assume um papel preponderante e transversal uma vez que o aluno passa a maior parte do tempo com a familia e tambem porque é a familia que o conhece melhor.

By - Herculano Castro
In - I Curso de qualidade de vida em pessoas com PEA

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